Membros atuais
ANDRÉ ANDRIAN PADIAL
Lead Researcher
Andre Andrian Padial tem uma formação bem direcionada para ecologia aquática, principalmente ecologia de plantas aquáticas. Entretanto, durante seu doutorado, o Prof. Andre reconheceu a importância deixar sua especialidade e tentar responder as questões ecológicas com diferentes abordagens e grupos biológicos. Assim, suas publicações vão desde simples e pontuais estudos em limnologia até estudos macroecológicos com diferentes grupos biológicos. Seu principal interesse no momento é explicar a diversidade beta, visto o fenômeno global de homogeneização biótica causada pelas invasões biológicas mediadas pelas ações humanas. Assim, o paradigma de metacomunidades é um pano de fundo para a maioria de suas pesquisas. Desconsiderando seu lado cientista, o Prof. Andre adora futebol (Flamengo!), cervejas artesanais vinho e café.
ELENA FUKASAWA GALVANESE
Pós-doc em Botânica
Elena Fukasawa Galvanese tem como principal foco de pesquisa o entendimento de determinantes da biodiversidade e co-existência, focando micro-algas e relacionando com processos eco-fisiológicos. Está também interessada atualmente em compreender o papel de uma gramínea aquática invasora no ecossistema do Rio Guaraguaçu.
LETICIA SIMAN BORA
Doutoranda em Ecologia e Conservação
Leticia Siman Bora é formada em Ciências Biológicas e é Mestre em Ecologia de ambientes Aquáticos Continentais. Ela atualmente é estudante de doutorado na UFPR, no programa de Ecologia e Conservação, e seus interesses envolvem a biodiversidade de ecossistemas aquáticos de água doce e comunidades de macrófitas. Sua pesquisa no momento é sobre a fisiologia e as estratégias de crescimento de uma Poaceae invasora, Urochloa arrecta, uma macrófita que possui o potencial de diminuir a biodiversidade de comunidades aquáticas.
FERNANDA DITTMAR CARDOSO
Douturanda em Botânica
Fernanda Dittmar Cardoso é aluna de doutorado do Programa de Pós Graduação em Botânica na Universidade Federal do Paraná. Sua pesquisa tem como base as respostas de plantas aquáticas a gradientes de degradação antrópica. Para isso ela avaliará o efeito na composição taxonômica e funcional, assim como a contaminação por metais pesados em ambientes aquáticos da região de Florianópolis, estado de Santa Catarina.
LUCAS ANDRADE RODRIGUES
Mestrando em Ecologia e Conservação
Lucas Andrade Rodrigues é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, trabalhou com estudos ficológicos em ambientes aquáticos continentais do semiárido, mais específico com o grupo das Desmídias. Atualmente é estudante de Mestrado no Programa de Ecologia e Conservação, pela Universidade Federal do Paraná-UFPR, com pesquisas sobre microalgas, agora com as comunidades fitoplanctônicas do rio Guaraguaçu juntamente com as comunidades de macrófitas. O principal objetivo é identificar os grupos funcionais do fitoplâncton e relaciona-los com a presença de macrófita dentro das diferentes condições ambientais existentes em toda a extensão de estudo do rio. Gosta de ouvir música, assistir filmes, séries e jogar card games e board games com amigos.
LUDDY SEAROM CARIAS DE MORAES
Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais
Luddy Searom Carias de Moraes é estudante de mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais UEM. Sempre foi interessado em ecologia e, mais recentemente, em sua trajetória acadêmica, passou a se interessar pelas interações parasito-hospedeiro, área na qual começou a se engajar. Faz um trabalho de revisão sobre spillover e spillback em ambientes aquáticos continentais. Ele gosta muito da natureza e se perde facilmente em seus pensamentos. Enquanto autista, seu hiperfoco abrange tudo que está relacionado com as bases biológicas da sexualidade humana.
HENRIQUE SHINJI TAKII
Graduação em Ciências Biológicas
Henrique Shinki Takii iniciou sua carreira científica recentemente, através do programa de iniciação científica. Seu projeto envolve estudar os efeitos da gramínea invasora Urochloa arrecta na diversidade de plâncton do rio Guaraguaçu. Para isso, ele recebe uma bolsa vinculada ao projeto MadMacs.
DENISE MATIAS DE FARIA
Pós-doc em Ecologia e Conservação
Denise Matias de Faria é bióloga, mestre em Botânica pela UFPR e doutora em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha com a dinâmica das algas perifÃticas e suas respostas ao distúrbio fÃsico, contaminação quÃmica e eutrofização. Tem interesse nos processos de recolonização pós distúrbio, interações ecológicas e bioindicadores ambientais. Atualmente investiga a diversidade taxonômica e funcional das algas perifÃticas do rio Guaraguaçu (LASB - tutoria do prof. André A. Padial). Tem apreço pelas inter-relações da comunidade e o ambiente visando aproximar a ciência e botânica da sociedade de forma acessÃvel, prática e lúdica sob a ótica da Educação Ambiental. Quando não está à s voltas do mundo microscópico mexe com plantas e dá aulas de yoga.
ABAIXO ESTÃO LISTADOS OS PRINCIPAIS PARCEIROS CONSIDERANDO AS PESQUISAS ATUAIS, MAS A REDE DE COLABORADORES É BEM MAIOR, VISTO QUE ESTAMOS A GRANDES REDES DE PESQUISA EM ECOLOGIA NO BRASIL - INCT EECBIO e PPBIO Mata Atlântica
LABORATÓRIOS PARCEIROS
LEC/UFPR
NUPELIA LABS/UEM
LEV/UFPR
LABEF/UFPR
PARCEIROS NACIONAIS
ROGER PAULO MORMUL
Universidade Estadual de Maringá (UFPR)