top of page
© Raul Braga

NAPI BIODIVERSIDADE

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) em Biodiversidade é composto pela conexão entre três Arranjos: NAPI Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia;  NAPI Biodiversidade: Serviços Ecossistêmicos; e NAPI Biodiversidade: RESTORE. Todos têm o objetivo de propiciar pesquisas e estudos que visem à manutenção da biodiversidade, bem como chegar a resultados que colaborem com novas ações e iniciativas para a sua proteção e valorização. Estamos envolvidos no arranjo NAPI Biodiversidade: Serviços Ecossistêmicos

Você pode não saber, mas os serviços ecossistêmicos fazem parte da nossa vida, diariamente. Os pesquisadores estabeleceram esse termo para definir a utilização dos recursos naturais em nosso benefício. Os serviços ecossistêmicos são divididos em diversos subgrupos. Os  alimentos, a água, os combustíveis, as fibras, os produtos bioquímicos e medicinais e, também, os recursos genéticos (seres vivos) são os serviços de provisão. A produção de oxigênio, a ciclagem de nutrientes e formação de solo, por exemplo, já são os serviços de suporte. O controle hídrico e a do clima, e a polinização são os serviços de regulação. E os valores estéticos, espirituais e religiosos, além da recreação e do ecoturismo são os serviços culturais. Todos esses bens e produtos são responsáveis por nos proporcionar qualidade de vida e, também, são responsáveis por manter as atividades econômicas e gerar fluxos financeiros. No entanto, toda essa riqueza que move a vida humana tem sido fortemente degradada pela destruição de habitats, poluição, sobre-exploração, invasões biológicas e pelas mudanças climáticas. Vemos, todos os dias, o quanto isso tem provocado grandes perdas na nossa biodiversidade e afetado a qualidade de vida das populações humanas, animais e vegetais. É aí que entra a criação do NAPI Biodiversidade: Serviços Ecossistêmicos. As pesquisas desenvolvidas no projeto tem como objetivo elaborar bancos de dados para financiar políticas públicas. Estas têm, ainda, o propósito de garantir a saúde ambiental para a manutenção dos serviços ecossistêmicos, o potencial de prospecção dos estoques de biodiversidade e a socialização do conhecimento. Dentre os produtos a serem gerados estão: softwares para monitoramento e estudos de conservação da biodiversidade, informações para o desenvolvimento de políticas públicas, notas técnicas para agricultores, lista de espécies, produtos cartográficos, coleções biológicas, capacitação de recursos humanos, trabalhos de conclusão de curso de graduação, dissertações, teses e artigos científicos.

Projeto MadMacs: Bem-vindo

META DO NAPI BIODIVERSIDADE: SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS

Nosso laboratório está envolvido em duas principais meta do NAPI

Projeto MadMacs: Pesquisa
image.png

Meta 6: Identificação de áreas prioritárias para conservação e restauração da biodiversidade do Paraná

Visa mapear a distribuição de espécies terrestres (aves, mamíferos, répteis, anfíbios e plantas) e aquáticas (peixes) no Paraná, utilizando modelagem de nicho ecológico baseada em dados de ocorrência e variáveis ambientais (climáticas, edáficas, hidrológicas e de uso do solo). Os mapas resultantes serão integrados a informações sobre qualidade ambiental para identificar áreas prioritárias para conservação e restauração. A seleção dessas áreas será feita com o algoritmo Zonation, que considera complementaridade, conectividade e qualidade do hábitat das espécies-alvo.

Padrão macroecológico de diversidade, do artigo: Zwiener et al. 2017. https://doi.org/10.1111/geb.12695

Rio Otra em Rysstad com Juncus bulbosus.
Foto: Norwegian Institute for Water Research (NIVA)

©2020 por Laboratório de Análise e Síntese em Biodiversidade.

bottom of page